sábado, 28 de maio de 2011

A importância da Informática no Ambiente Escolar.

 

LaboratorioJosi.jpeg 
 
No campo educacional, o computador tem sido utilizado como mais um recurso educacional 
para prática docente. Hoje, analisa-se a importância da educação na 
construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado, ou seja, significa pensar um novo ambiente escolar, novas formas de ensinar e aprender em que as tecnologias não sejam subutilizadas, não sejam como máquinas de instrução programada, brinquedo divertido para troca de mensagens ou, em casos piores, meio e fonte de informações em pesquisas que se restringem a copiar e colar artigos,portanto,as tecnologias podem, sem dúvida, potencializar o processo educativo, tornando-o mais interessante e dinâmico.
  O papel que o computador adquiriu foi o de facilitador e auxiliador no processo de ensino 
aprendizagem, mas com o profundo avanço tecnológico pode ser que um dia 
ele venha a ser o principal recurso utilizado para o ensino. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.A utilização do computador na escola é um grande facilitador pois auxilia na compreensão e no aprendizado do aluno nas atividades pedagógicas trabalhadas em sala de aula. As crianças não só fixam o conteúdo como também aprendem a manusear o computador corretamente de acordo com as dificuldades que o determinado software lhe determinar,além disso,faz com que as crianças possam aprender de uma forma lúdica através de jogos e atividades interativas. O uso dos softwares educativos trabalham diversos aspectos pedagógicos fundamentais, desenvolvendo habilidades como a criatividade, o raciocínio lógico, a coordenação etc, que agregam diversos valores de conteúdo. Diante dessa nova situação, podemos concluir que, não basta apenas colocar um laboratório nas escolas e um professor para usar computadores, vem desenvolvendo um conjunto de projetos/ações que visam oferecer as Unidades Escolares suporte de infra-estrutura física, tecnológica, de pessoal e de capacitação de forma a possibilitar o uso da informática com fins pedagógicos.


Proinf.jpeg
 
  Para finalizar, BORBA (- 2001) que: “O acesso à Informática deve ser  visto 
como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante  deve 
poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’ . Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”

Um comentário:

  1. Prezada colega, seu destaque para a importância da informática na educação é de grande valia, pois, quando você destaca que a máquina não deve ser usada apenas como brinquedo divertido,ou para troca de mensagens, mas que seja usada como meio facilitador do ensino aprendizagem; você demonstra uma visão inovadora para o futuro da educação no nosso país. Parabéns pela matéria!
    CIRABIO RAMOS

    ResponderExcluir